CRIANDO VÍNCULOS E AFINIDADES
- tthaisgregorio
- 23 de set. de 2017
- 2 min de leitura

O vínculo entre marca e usuário ainda vai além, pois a convergência é muito utilizada pela publicidade para trabalhar o marketing emocional, uma estratégia capaz de inspirar o cliente a consumir e a se manter fiel à marca. Esse tipo de marketing procura estabelecer – por meio das mídias sociais – um contato maior com seu consumidor final, além de gerar uma reação positiva que reforce o posicionamento e a reputação da marca. O papel da empresa, atualmente, é oferecer uma experiência mais próxima do consumidor ao despertar gatilhos emocionais quando promovem ações que envolvam histórias de vida, autoestima e sonhos. Dessa forma, ela constrói um laço afetivo e torna a marca um estilo de vida para quem consome.
E como criar essa conexão emocional? Segundo Eduardo Vieira, sócio-fundador do Grupo Ideal, em um artigo para o site Meio e Mensagem em 2016, as marcas procuram se conectar com seus clientes por meio dos chamados creators, ou influenciadores, pessoas que são tidas pelo público como referência em determinado assunto, que são ouvidas e cujas opiniões são levadas em conta. As marcas se aproveitam da confiança depositada nesses criadores de conteúdo para se aproximar, criando, assim, um novo canal para se conectar com o consumidor, que cada vez mais, rejeita as peças publicitárias convencionais.
No início de 2017 a Enterpeneur, renomada revista americana, lançou um artigo com as cinco razões para acreditar no marketing de influência, são eles:

Os creators fazem o papel de embaixadores das empresas e seus produtos. Segundo Carolina Terra (2015), eles auxiliam a marca a construir lembranças e, “para isso, as organizações tentam conectar criações de conteúdo com influenciadores online que já tenham comunidades engajadas com temáticas parecidas ou afins às suas”.
Por conta desse papel, até mesmo o termo – influenciador – já tem sido visto de forma pejorativa, pois a influência é a parte final do trabalho de um criador de conteúdo. Quem faz jus a ele prefere alguma definição menos incisiva, como “criador de afinidades”, justamente por produzirem um conteúdo que desperta empatia das pessoas que compõem seu público e oferecem ao consumidor uma experiência de identificação.
Todas as imagens presentes neste Projeto são de banco de imagens gratuitos como o Unsplash e o Freepik, ou retiradas dos blogs e redes sociais de figuras públicas, todos devidamente creditados. Os infográficos e ilustrações foram feitos pela designer colaboradora, Flávia Takagaki.
Comments